RELEXÕES SOBRE ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA NO BRASIL

Jorge Antonio Cardoso Moura
Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre os aspectos quantitativos e qualitativos do ensino e aprendizagem da música na vida humana. Com este foco, os aspectos históricos da música com seus usos e funções foram relacionados com a cultura em cada contexto de atuação da atividade humana. A partir dessa construção, buscou-se conectar a temática com a presença da música na história escolar brasileira, seu ensino, aprendizagem e aspectos gerais que conduziram à situação atual da música e sua didática no Brasil. Os condicio na n ates qualitativos do ensino da música ainda encontram barreiras diante da leitura acadêmica dos aspectos quantitativos. Buscar novas leituras e reflexões cumpre o papel de compreender a música como uma construção social e seu acesso uma condição e necessidade cultural humana interdisciplinar.
Abstract:
This is a reflection on the quantitative and qualitative aspects of the teaching and learning of music inhuman life. With this focus, the historical aspects of music with their uses and functions were related to culturein each context of action of human activity. From this construction, it sought to link the issue with the presenceof music in Brazilian school history, their teaching, learning and general aspects that led to the current state ofmusic and its teaching in Brazil. Qualitative condicionanates music education are still on the academic readingbarriers quantitative aspects. Seek new readings and reflections plays the role of understanding music as a socialconstruct and access a condition and interdisciplinary human cultural need.
 
Palavras-chave: Funções da música; Educação Musical; Pesquisa Qualitativa;
Keywords: Musical functions; Musical education; Qualitative research;